Geral

O Bombeador poderá ser novo ponto gastronômico na cidade

Autor: Alessandro Tavares
O Bombeador poderá ser novo ponto gastronômico na cidade
Foto: Jeferson Couto/ DM

Decreto municipal orienta que trailers de lanches deverão ficar concentrados nas ruas laterais da Praça Albino Hillebrand. Espaço junto ao monumento também poderá ser ocupado como ponto gastronômico

Na última semana, o Executivo Municipal publicou decreto que trata da proibição de instalação de trailers de alimentação em trecho da Avenida Flores da Cunha. Conforme o documento, fica proibida a liberação e renovação de alvará para instalação de trailers de alimentos e congêneres, devendo ser providenciada a retirada dos existentes na Avenida Flores da Cunha, em ambos os lados, no trecho compreendido entre as Ruas Polidoro Albuquerque, Ceará e Bispo Laranjeiras.  De acordo com o secretário Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Deninson Costa, quando os trailers foram alocados ao lado da Praça Albino Hillebrandt, ainda no passado, os responsáveis pelos estabelecimentos que estavam no trecho compreendido pelo decreto já sabiam que deveriam passar a atender ao lado da Praça.   

“Efetivamente, não muda muito coisa. Neste espaço, que compreende a Polidoro Albuquerque até a Rua Bispo Laranjeiras, todos os trailers que ainda não estão na Praça já têm um local designado, não mudaram ainda por vontade própria, o que não é a vontade da Administração. A partir desta proibição, não tem como manter nenhum tipo de comércio de trailer de alimentos e do tipo neste trecho. É uma regulação que eu acho que nosso município precisava ter, pra somar com esta reorganização urbana da cidade que temos buscado”, comenta o secretário.

Após a conclusão da revitalização do calçadão, a administração tem planos de fazer melhorias também ao entorno da Praça Albino Hillebrand, para tornar o ambiente público mais atrativo. O secretário comenta que a pasta fez apurações que levaram à conclusão de que, com a aglomeração dos estabelecimentos, a possibilidade de que cada um aumente suas vendas é maior. “Além desta reorganização urbana, buscamos informações e estudos, o que não é algo empírico, e concluímos que organizando os estabelecimento de alimentação de rua em bolsões, se tem uma proposta gastronômica com mais opções para as pessoas. Os indivíduos têm diferentes gostos pela gastronomia e isto varia muito com idade e o perfil do cliente, havendo opções variadas em um único local se tem condições de uma família encontrar opções para cada um de seus integrantes e assim se aumenta o potencial de vendas de todos”, comenta o secretário. Costa destaca que, hoje, nos trailers, se tem opções de cachorro quente, pastel, mini pizzas, creps, pipocas e outros, e em sua percepção, a tendência é de que os empreendedores ampliem suas opções. Outro aspecto apontado pelo secretário para justificar a aglomeração é a segurança, tanto para os empreendedores do segmento, quanto aos clientes.

Na praça, o limite será 12 estabelecimentos. Aqueles persistirem em permanecer nos locais em que estão, descumprindo com o decreto, passarão a ser considerados irregulares e poderão ser penalizados conforme previsões em legislação municipal.

Segundo ponto gastronômico

Costa ainda revela que o município deu início a um segundo ponto gastronômico e a ideia, assim como ocorre na Praça Albino Hillebrandt, é de instalar em frente ao monumento “O Bombeador”  os  demais  trailers com  alvará  já concedido. Costa conta que uma empreendedora do setor já aceitou ir para novo endereço e os demais estabelecimentos serão convidados, e não obrigados, a passar para tal espaço.

 

Comentários

Horários de Voos

Vôo Empresa Horários Destino (s) Frequência
VCP - PFB Azul 08:45:00 Passo Fundo segunda a sábado
VCP - PFB Azul 17:40:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 23:15:00 Passo Fundo segundas, terças, quartas, quintas, sextas e domin
VCP - PFB Azul 20:35:00 Passo Fundo sábados
PFB - VCP Azul 06:00:00 Campinas - SP todos os dias
PFB - VCP Azul 10:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos domingos
PFB - VCP Azul 19:55:00 Campinas - SP todos os dias exceto aos sábados
FLN - PFB Azul 16:15:00 Passo Fundo Segundas, sextas e domingos
PFB - FLN Azul 18:20:00 Florianópolis Segundas, sextas e domingos

Matriz

Curta o Diário

(54)3316-4800Passo Fundo

(54)3329-9666Carazinho

  • Passo Fundo: (54) 9905-7864

    Carazinho: (54) 9959-5027